PROGRAMAS

PROGRAMA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

O PROGRAMA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

O Programa MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

Os municípios aderentes participam num grupo que tem diversos benefícios ao longo do ano e que podem ser consultados mais à frente.

Trata-se também, de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”.

 

APOIO INSTITUCIONAL

O programa tem o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, estando integrado no Plano Nacional de Promoção da Atividade Física, através da Direção Geral da Saúde.

 

ENTIDADES PARCEIRAS

APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto; DGS – Direção Geral da Saúde; ANG – Associação Nacional de Gerontólogos; APDD – Associação Portuguesa de Direito do Desporto; UPDTEF – União Portuguesa de Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico; Federação Portuguesa de Basquetebol.

 

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Os municípios que pretendem aderir ao programa fazem uma inscrição através de um link que se encontra na parte final do presente documento. Após a inscrição o município é visitado, sendo feita um relatório da visita, no qual são identificadas oportunidades de melhoria. Paralelamente é enviado um caderno de autoavaliação, o qual contém itens dos dez aspetos referido também mais à frente neste documento. Após o preenchimento do caderno de candidatura e da receção do relatório da visita, o município deverá preencher um plano de melhoria, com ações de melhoria que são os seus compromissos para o ano corrente. Desta forma, ao participarem neste programa garantimos que em cada ano vão ser promovidas alterações, melhorias ou inovações na intervenção nas áreas da atividade física e do desporto.

São elaborados rankings de pontuação entre diferentes categorias de municípios, de acordo com a sua população. Cada município recebe o seu resultado e pode enquadrar-se em relação aos restantes. Os resultados de todos os municípios não são divulgados publicamente, mas apenas a cada um dos candidatos para se poderem enquadrar. A pontuação obtida, para além de autoavaliação, poderá servir como mecanismo para estabelecimento de objetivos e como input para a realização de um plano de melhoria.

 

DIVULGAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DO GALARDÃO

O programa contém um momento em que os municípios são reconhecidos como MUNICÍPIOS AMIGOS DO DESPORTO. No jantar de Gala do Congresso anual da APOGESD, em novembro de 2020 serão entregues os galardões aos municípios que serão reconhecidos. Após a entrada do município no programa é entregue uma bandeira do programa de forma a que o mesmo possa comunicar a sua adesão publicamente.

Nos casos em que o município não possa estar presente na Gala da entrega dos galardões, encontrar-se-á outro momento para a sua entrega, ou noutro evento ou durante a visita que é efetuada ao município.

 

BENEFÍCIOS PARA OS MUNICÍPIOS

PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

  • Revista PORTUGAL SOCIAL®
  • Portal www.cidadesocial.org
  • MAD3
  • Canal Municípios Amigos do Desporto
  • Estudos de benchmarking
  • E-books de boas práticas municipais
  • Cadernos técnicos
  • Livro Municípios Amigos do Desporto- 60 municípios portugueses e Barcelona 7

 

FORMAÇÃO

Online e assíncronas – para mais informações consulte o menu “FORMAÇÃO”

 

RECONHECIMENTOS

Município amigo do desporto

Programa desportivo municipal do ano

Instalação desportiva do ano (categoria piscina)

Medida desportiva do ano

Programa desportivo municipal recomendado mad

Instalação desportiva (categoria piscina) recomendada mad

Medida desportiva (categoria piscina) recomendada mad

Campos de férias do ano

Programa desportivo municipal do ano

Campo de férias recomendado

Programa desportivo municipal recomendado

Programa de desporto adaptado do ano

Programa de desporto adaptado recomendado

 

COMO ADERIR AO PROGRAMA

A manifestação de interesse de adesão ao programa é realizada através do preenchimento de um formulário digital que pode ser solicitado através do mail: geral@cidadesocial.org

O link de acesso à inscrição neste programa é o seguinte:

PARA OS NOVOS MUNICÍPIOS:

https://goo.gl/forms/1NYa3W4fwpbwAbjm2

MAIS INFORMAÇÕES: geral@cidadesocial.org