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PROGRAMAS

PROGRAMA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

O PROGRAMA MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO

O Programa MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

Os municípios aderentes participam num grupo que tem diversos benefícios ao longo do ano e que podem ser consultados mais à frente.

Trata-se também, de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

Os municípios que pretendem aderir ao programa fazem uma inscrição através de um link que se encontra na parte final do presente documento. Após a inscrição o município é visitado, sendo feita um relatório da visita, no qual são identificadas oportunidades de melhoria. Paralelamente é enviado um caderno de autoavaliação, o qual contém itens dos dez aspetos referido também mais à frente neste documento. Após o preenchimento do caderno de candidatura e da receção do relatório da visita, o município deverá preencher um plano de melhoria, com ações de melhoria que são os seus compromissos para o ano corrente. Desta forma, ao participarem neste programa garantimos que em cada ano vão ser promovidas alterações, melhorias ou inovações na intervenção nas áreas da atividade física e do desporto.

São elaborados rankings de pontuação entre diferentes categorias de municípios, de acordo com a sua população. Cada município recebe o seu resultado e pode enquadrar-se em relação aos restantes. Os resultados de todos os municípios não são divulgados publicamente, mas apenas a cada um dos candidatos para se poderem enquadrar. A pontuação obtida, para além de autoavaliação, poderá servir como mecanismo para estabelecimento de objetivos e como input para a realização de um plano de melhoria.

DIVULGAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DO GALARDÃO

O programa contém um momento em que os municípios são reconhecidos como MUNICÍPIOS AMIGOS DO DESPORTO. Em 2022 este reconhecimento será realizado em novembro.

 

BENEFÍCIOS PARA OS MUNICÍPIOS

PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

  • Revista PORTUGAL SOCIAL®
  • Portal www.cidadesocial.org
  • MAD-T
  • MAD 3
  • Canal Municípios Amigos do Desporto
  • Estudos de benchmarking
  • E-books de boas práticas municipais
  • Cadernos técnicos
  • Livro Municípios Amigos do Desporto- 60 municípios portugueses e Barcelona 7

 

FORMAÇÃO

Online e assíncronas – para mais informações consulte o menu “FORMAÇÃO”

RECONHECIMENTOS

2019

Programa desportivo municipal
Instalação desportiva (categoria piscina)
Medida Desportiva
Campo de férias
Programação desportiva municipal
Programa de desporto adaptado

2020

Presença digital da atividade física e do desporto
Intervenção no período COVID19

2021

Plano de manutenção de instalações desportivas
Plano de comunicação no desporto e atividade física

2022

Oportunidades de prática outdoor
Complexo desportivo

COMO ADERIR AO PROGRAMA

A manifestação de interesse de adesão ao programa é realizada através do preenchimento de um formulário digital que pode ser solicitado através do mail: geral@cidadesocial.org

O link de acesso à inscrição neste programa é o seguinte:

PARA OS NOVOS MUNICÍPIOS:

https://goo.gl/forms/1NYa3W4fwpbwAbjm2

MAIS INFORMAÇÕESgeral@cidadesocial.org

MUNICÍPOS QUE INTEGRAM O PROGRAMA (167)

Aveiro – 11 Câmaras, em 19

Águeda, Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra. 

Açores – 10 Câmaras, em 19

Angra do Heroísmo, Horta, Lagoa, Madalena, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa, São Roque do Pico, Vila do Porto e Vila Franca do Campo.

 Beja – 8 Câmaras, em 14

Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira, Ourique e Serpa.

 Braga – 10 Câmaras, em 14

Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.

 Bragança – 6 Câmaras, em 12

Alfândega da Fé, Bragança, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro e Vinhais.

 Castelo Branco – 4 Câmaras, em 11

Covilhã, Fundão, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

 Coimbra – 12 Câmaras, em 17

Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penavoca, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

 Évora -4 Câmaras, em 14

Arraiolos, Montemor-o-Novo, Mourão e Viana do Alentejo.

 Faro – 11 Câmaras, em 16

Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

 Guarda – 6 Câmaras, em 14

Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Sabugal, Seia e Vila Nova de Foz Côa.

 Leiria – 7 Câmaras, em 14

Alvaiázere, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos e Porto de Mós

 Lisboa – 7 Câmaras, em 16

Alenquer, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

1 JUNTA DE FREGUESIA: Alcântara.

 Madeira – 4 Câmaras, em 11

Câmara de Lobos, Funchal, Machico e Porto Moniz.

 Portalegre – 2 Câmaras, em 15

Ponte de Sor e Portalegre.

 Porto – 15 Câmaras, 18

Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

 Santarém – 10 Câmaras, em 21

Alcanena, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Rio Maior, Santarém e Torres Novas.

 Setúbal – 5 Câmaras, em 13

Alcácer do Sal, Almada, Grândola, Setúbal e Sines.

Viana do Castelo – 6 Câmaras, em 10

Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Ponte da Barca, Valença e Viana do Castelo.

 Vila Real – 7 Câmaras, em 14

Alijó, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

 Viseu – 12 Câmaras, em 24

Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Resende, São Pedro do Sul, Tabuaço e Vila Nova de Paiva.