FORMAÇÕES

FORMAÇÕES (ONLINE E ASSINCRONAS)

  1. Gestão municipal do desporto e da atividade física
  2. Ensino e treino do basquetebol: princípios e metodologias
  3. O Treino das capacidades condicionais em crianças e jovens
  4. Primeiros Socorros para Treinadores

FORMAÇÃO ONLINE 1
GESTÃO MUNICIPAL DO DESPORTO E DA ATIVIDADE FÍSICA
Formador: Pedro Mortágua Velho da Maia Soares
Conteúdos:
Módulo 1 –
presença digital das áreas do desporto e da atividade física dos municípios: autoanálise de cada caso e definição de plano de melhoria.
Módulo 2 – Direção técnica de instalações desportivas com atividades de
manutenção da condição física; opções de contacto das câmaras  municipais durante a pandemia COVID19.
Módulo 3 – documentos de apoio à retoma da atividade física e desportiva pós-COVID19; marketing de conteúdo; frases motivacionais para posts.
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/RCwAeF733dSG7Ec26

FORMAÇÃO ONLINE 2

ENSINO E TREINO DO BASQUETEBOL: PRINCÍPIOS E METODOLOGIAS

Creditação: 8 (oito) créditos IPDJ para a formação específica de

Basquetebol.

Formador: Norberto Alves

Conteúdos:
Módulo 1 | disponibilizado a 07 de junho 2020
Evolução das regras e sua influência no jogo atual.
A apresentação do jogo aos aprendizes. Regras básicas ou acessórias para o ensino do jogo. As regras de carater qualitativo e quantitativo.
O que precisam os aprendizes de “saber” para jogar o jogo.
Caracterização do jogo dos aprendizes – o jogo anárquico. O primeiro contacto com o jogo.
Situações de aprendizagem – a “manipulação” intencional do jogo por parte do professor.
Técnica e tática individual ofensiva com bola. O drible – tipos de drible, componentes críticas e a sua utilização em jogo. Tática individual associada ao drible. Jogos de pequena organização associados a este gesto técnico-tático executado pelos aprendizes.
Módulo 2 | disponibilizado a 11 de junho 2020
Técnica e tática individual ofensiva com bola. O passe – tipos de passe, componentes críticas e a sua utilização em jogo. O passe como gesto técnico-tático que materializa o espírito coletivo do jogo. Como valorizá-lo junto dos aprendizes. Tática individual associada ao passe. Jogos de
pequena organização associados a este gesto técnico-tático.
Técnica e tática individual ofensiva com bola. O lançamento – tipos de lançamento, componentes críticas e a sua utilização em jogo. O lançamento como gesto técnico-tático que os aprendizes associam ao seu sucesso individual e adesão ao jogo – implicações e preocupações no seu ensino. Tática individual associada ao lançamento. Jogos de pequena
organização associados a este gesto técnico-tático. A importância da força e sua implicação na aprendizagem como gesto técnico.
Módulo 3 | disponibilizado a 18 de junho 2020
A tática ofensiva – princípios e conceitos básicos que os aprendizes devem conhecer.
Os CONCEITOS BÁSICOS OFENSIVOS DO JOGO
A ocupação do espaço do jogo. A noção de spacing. As distâncias entre atacantes. A importância dos conceitos de “dar espaço” ou “dar linhas de passe”.
A cooperação através de combinações táticas básicas: o “passe e corte” e o aclaramento como reação a uma penetração.
Situações de aprendizagem associadas ao ensino tático do jogo.
A utilização de situações de vantagem numérica de 2×1 e 3×2 como meio privilegiado de melhorar a tomada de decisão. A sua utilização associada á transição ofensiva.
O jogo reduzido 3×3. A sua importância no ensino do jogo. O conceito de reajustamento das posições ofensivas associadas ao passe e corte ou á penetração em drible para o cesto.
O ressalto ofensivo como forma de manter a posse de bola após lançamento.
Módulo 4 | disponibilizado a 25 de junho 2020
Transposição da defesa para o ataque. Os corredores do campo. O ressalto defensivo e o 1º
passe. O preenchimento dos corredores do campo. A transição ofensiva com 2, 3, 4 e 5 jogadores.
Situações de vantagem numérica e finalizações. A tática individual e coletiva. A execução técnica nas várias fases da transição ofensiva.
Módulo 5 | disponibilizado a 2 de julho 2020
Técnica e tática individual ofensiva sem bola. A desmarcação. Tipos de desmarcação associadas ao deslocamento do atacante sem bola. Técnica e tática individual. A desmarcação associada aos conceitos táticos dar linhas de passe” ou “dar espaço”.
As paragens, as mudanças de direção e os saltos – ações sem bola e a sua importância no jogo e no sucesso dos aprendizes. As questões física e de desenvolvimento motor associadas.
A intervenção do treinador quando olha para o jogo. O que observar em jogo quando os aprendizes estão a atacar. O que corrigir e como corrigir. O que se entende por erro no jogo dos aprendizes. A importância do “ensinar a gostar” e a intervenção do professor. A relação entre ataque e defesa no ensino do jogo. Manipulação desta relação entre as questões ofensivas e defensivas ao ensinar a jogar.
Módulo 6 | disponibilizado a 9 de julho 2020
Técnica e tática individual defensiva.
Os CONCEITOS BÁSICOS DEFENSIVOS DO JOGO.
Defesa ao jogador com bola – antes de driblar, durante o drible e após paragem do drible.
Objetivos do defensor. A execução técnica e as questões tática individuais e coletivas presentes.
O conceito defensivo “pressão da bola”.
Defesa ao jogador sem bola em 1ª linha de passe. Objetivos do defensor. A execução técnica e
as questões tática individuais e coletivas presentes. O Conceito defensivo de “pressão nas linhas
de passe”.
Defesa ao jogador sem bola em 2ª linha de passe. Objetivos do defensor. A execução técnica e as questões tática individuais e coletivas presentes.
O Conceito defensivo de “ajuda”. A 1ª ajuda e o conceito de “ajudar quem ajudou”. A segunda ajuda e a noção de rotação defensiva.
A intervenção do treinador quando olha para o jogo. O que observar em jogo quando os aprendizes estão a defender.
Módulo 7 | disponibilizado a 16 de julho 2020
Planeamento da atividade.

Proposta de conteúdos/situações de aprendizagem associadas aos

fundamentos técnico-táticos a trabalhar na formação dos aprendizes ao longo de várias etapasMódulo 8 | disponibilizado a 23 de julho 2020
Planeamento da sessão de treino. Exemplos práticos de conteúdos.
NOTA: As aulas serão lecionadas com registo de vídeo e será disponibilizado
material de apoio.
Link para inscrição:
https://forms.gle/1wiXaWo3YA9Pzd277

Para mais informações clique AQUI

FORMAÇÃO ONLINE 3

O TREINO DAS CAPACIDADES CONDICIONAIS EM CRIANÇAS E JOVENS

Creditação: 8 (oito) créditos IPDJ para a formação geral da cédula de
Treinadores de Desporto.

Formadores: Henrique Pereira Neiva e Marc Francis Moreira
Módulo 1 | disponibilizado a 17 de junho 2020
1. O treino como um processo integrado
2. O papel do desenvolvimento da condição física dos atletas
3. O modelo da supercompensação
4. Adaptação ao exercício de treino
5. Noção de carga de treino
6. Carga interna e carga externa
7. A estrutura do exercício de treino
8. Classificação dos exercícios de treino
Módulo 2 | disponibilizado a 24 de junho 2020
9. Definição de capacidade motora
10. Tipos de capacidades motoras
11. A Resistência
11.1. Definição
11.2. Tipos de resistência
11.3. Modelos de intervenção para o desenvolvimento da resistência
Módulo 3 | disponibilizado a 1 de julho 2020
12. A Força
12.1. Definição
12.2. Tipos de força
12.3. Modelos de intervenção para o desenvolvimento da força
4/7
Módulo 4 | disponibilizado a 8 de julho 2020
13. A Velocidade
13.1. Definição
13.2. Tipos de velocidade
13.3. Modelos de intervenção para o desenvolvimento da velocidade
Módulo 5 | disponibilizado a 15 de julho 2020
14. A Flexibilidade
14.1. Definição
14.2. Tipos de flexibilidade
14.3. Modelos de intervenção para o desenvolvimento da flexibilidade
NOTA: As aulas serão lecionadas com registo de vídeo e será disponibilizado
material de apoio.
Link para inscrição:
https://forms.gle/KtQ3rr9CWoXHdRXFA

Para mais informações clique AQUI

FORMAÇÃO ONLINE 4

PRIMEIROS SOCORROS PARA TREINADORES

Creditação: 4 (quatro) créditos IPDJ para a formação geral da cédula de Treinadores de Desporto.

Formadores: António Vinagre

Módulo 1 – SIEM (Sistema Integrado de Emergência Médica) -Contacta os serviços de emergência (112) prestando a informação necessária (vítima, local, circunstâncias) de forma clara e eficiente;

Módulo 2 – Exame da vítima – Realiza o exame primário da vítima, numa breve sucessão de ações, avaliando a sua reatividade, a permeabilização da via aérea, a ventilação e a circulação; Avaliação de sinais vitais.

Módulo 3 – Cadeia de sobrevivência, assegura as condições de segurança para o reanimador, vítima e terceiros SBV (Suporte Básico de Vida), PLS (Posição Lateral de Segurança), OVA (Obstrução da Via Aérea).

Realiza as manobras de Suporte Básico de Vida, de acordo com o algoritmo atual, emanado pelo European Ressuscitation Council (ERC).

Módulo 4 – Hemorragias, feridas abertas e feridas fechadas, modo de atuação

Módulo 5 – Perda de conhecimento: Desmaio, Convulsão, hipoglicemia.

NOTA: As aulas serão lecionadas com registo de vídeo e será disponibilizado
material de apoio.
Link para inscrição:
https://forms.gle/heFkejppZoLXnRJc7

Para mais informações clique AQUI